Práticas Para Uma Aula Participativa E Envolvente Na Escola Dominical
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Ter alunos participativos, aulas dinâmicas, Envolvimento da classe e outras ações que contribuem para um bom aprendizado é um ideal sonhado pelos professores que querem que realmente seus alunos aprendam.
Para isso são necessárias algumas ações que devem ser praticadas por parte do Professor para alcançar tais resultados em suas sala de aulas.
1) Dê voz aos seus alunos
Algumas igrejas dão a liberdade para o professor da EBD escolher os assuntos a serem tratados em sala. Outras preferem adotar temas que sejam estudados em todas as salas.
De qualquer forma, quero compartilhar algo que vai te ajudar muito a integrar mais seus alunos às suas aulas: Faça uma pesquisa na sua classe.
A pesquisa deve conter questões que te ajudem a identificar o nível espiritual dos seus alunos e também espaço para sugestões sobre temas e sobre como eles gostariam que fossem as aulas.
Isso dará ao professor uma ideia ampla sobre que tipo de linguagem usar em sua classe, que tipo de recursos seriam mais proveitosos, que tipo de abordagem usar, etc.
Dar voz aos alunos é uma excelente maneira para ter uma classe mais envolvida com as aulas.
2) Seja dinâmico em suas aulas
Quando digo dinâmico quero dizer que devemos variar as formas que damos as aulas.
É muito cômodo para o professor adotar apenas um método ou sistema e aplicá-lo em todas as aulas. Mas variar torna a aula muito mais interessante. Os alunos vão desejar estar ali.
Hoje temos uma gama muito grande de formas de passar o conteúdo, seja com uso de tecnologia (computador, Datashow, filmes, músicas, etc.), seja com dinâmicas em grupo e outras variações pequenas dentro das aulas tradicionais que fazem muita diferença.
Em uma aulas sobre genealogias, ao invés de ficar lendo aquele texto chato de se ler, faz com que cada personagem fosse feito por um aluno.
Assim, formamos uma genealogia viva na sala e aprendemos que Adão conviveu com Noé e as informações sobre a criação puderam ser passaras oralmente sem modificações! Os alunos amaram.
Isso é muito mais produtivo do que usar o meio tradicional apenas de leitura e explicação verbal. Seja criativo. Não fique em sua zona de conforto.
3) Use a curiosidade a seu favor
A curiosidade é algo muito forte no ser humano.
Você já reparou que quando está terminando um capítulo de uma novela ou série, o autor sempre procura te deixar curioso para que você deseje voltar no outro dia para ver o que vai acontecer. Essa é uma técnica muito poderosa.
Sempre que for estudar algum tema, tente incluir questões curiosas, polêmicas. Mas sempre deixe ao final da aula um gostinho de quero mais. Use a curiosidade a seu favor.
Em uma em Gênesis, por exemplo, estudando a vida de Abraão, use a curiosidade para aguçar a vontade de seus alunos, perceba: “Vocês já perceberam que vários homens de Deus tiveram mais de uma esposa?
Abraão, Jacó, Davi, Salomão, etc. Será que Deus aprovava isso? Como explicar esse fato na Bíblia? E hoje, pode o cristão ter mais de uma esposa? Mas só saberemos essas respostas na próxima aula”. Não preciso nem dizer que a classe vai soltar um “ahhhhh, explica agora”.
4) Abuse das perguntas
Geralmente um professor é aquele que dá as respostas. Mas as perguntas motivam muito mais do que as respostas.
As perguntas, além de aguçar a nossa curiosidade, também provocam em nós o desejo do saber. Sempre busque levantar perguntas as mais curiosas e polêmicas possíveis. Isso ajuda a manter o ânimo e a motivação em alta.
Os alunos tendem a ficar desmotivados com aquilo que é óbvio. Por isso, provoque com perguntas fortes, nada óbvias e que você saiba que eles não saberão a resposta com facilidade.
Complique para depois simplificar e coroar a atenção que lhe deram com uma resposta cheia de fundamentos bíblicos e que eles irão entender.
Numa aula acerca da arca de Noé, depois de aguçar a curiosidade na aula anterior (conforme explicado no ponto três), traga várias erguntas complicadas e intrigantes para a aula:
– Onde estavam os dinossauros na arca de Noé?
– Será que esses animais existiram mesmo e foram na arca?
– E mais: será que eles são mencionados na Bíblia?
Não preciso nem dizer que essa aula será especial, os alunos nem piscarão!
Evidentemente que o professor precisa estar preparado e colocar apenas questões que consiga explicar de forma que o público alvo consiga entender.
5) Seja aplicado em sua preparação
Nenhuma técnica dará certo se a peça principal, o professor, não estiver preparado.
Além da preparação espiritual de uma vida diária com Deus, o professor da Escola Bíblica Dominical precisa se preparar em como passar o conteúdo, em como ser compreendido, em como se portar, em como comunicar a matéria, etc. Isso não é tarefa fácil.
Não foi para mim, e tenho certeza que não o é para nenhum professor de Escola Dominical. Mas é possível.
Caso você tenha dificuldades nessa preparação e esteja um tanto quando perdido, hoje, graças a Deus, temos muitas formas de preparação ao nosso alcance.
Eu conheci um material espetacular e muito proveitoso que visa formar Professores e Líderes para Escola Bíblica Dominical para um melhor exercício desse dom.
By Esboçando Ideias
Para saber mais:
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