Incentivo Pastoral Como Fator Decisivo do Crescimento da Escola Dominical
- -
Escola Dominical desempenha papel de relevada importância na vida da Igreja.
É inquestionável a sua contribuição na educação cristã, capaz de alcançar as mais variadas faixas etárias da membresia.
A Escola Dominical organizada e bem estruturada exerce grande influência na salvação e na formação do caráter cristão de seus alunos. Ela proporciona conhecimento das doutrinas bíblicas e aperfeiçoamento espiritual.
O ensino é a mola principal da Escola Dominical e sua eficácia depende da capacitação de seus professores e da frequência e assiduidade de seus alunos.
E um fator decisivo na motivação daqueles que ensinam e recebem a instrução bíblica se processa por meio da atuação, participação, incentivo e exemplo demonstrados pelo pastor da Igreja.
O pastor é o líder espiritual vocacionado por Deus para apascentar o rebanho do Senhor.
A defesa do verdadeiro evangelho e o ensino da doutrina bíblica constituem-se no propósito original da chamada ministerial: “Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” (Ef 4.12).
Portanto, cabe ao pastor incentivar e motivar setores da Igreja que o possam auxiliar nesse mister. Sob esse aspecto, as atividades da Escola Dominical merecem a atenção, o esmero e o cuidado pastoral.
Uma Escola Dominical de qualidade depende da participação e comprometimento pastoral. Portanto, as ações pastorais devem visar ao crescimento e à qualidade da Escola Dominical.
By Pastor Douglas Roberto de Almeida Baptista.
Líder da Assembleia de Deus de Missão no Distrito Federal e do Conselho de Educação e Cultura da CGADB. Ele é graduado em Teologia, Pedagogia e Filosofia; especialista em Docência; mestre em Ciência das Religiões e doutor em Teologia.