Seus alunos não seus amigos?
- -
Entre tantas variáveis que o professor de Escola Dominical precisa equacionar, a variável relacionamentos é uma das mais importantes.
O envolvimento professor-aluno, não deveria se limitar apenas a sala de aula.
Conheço casos de alunos que quando vêem seu professor; se escondem!
Assim como conheço também de professores que se pudessem esconderiam de seus alunos.
É certo que existem vários aspectos a serem considerados principalmente em função de faixas etárias e do desenvolvimento pessoal.
Alguns alunos são mais propensos a querer estar próximos do seu professor, outros são tímidos o suficiente para não ter coragem nem se quer de cumprimentá-lo.
Seja lá como for o comportamento ou temperamento, um dos objetivos do professor é provocar o crescimento pessoal do aluno.
Uma vez que a Escola Dominical não se limita apenas a ensinar assuntos da dimensão espiritual; o professor deve ser desenvolvido ou desenvolver-se o suficiente para contribuir com o crescimento pessoal do seu aluno, visando melhor formação do mesmo para que se desenvolva melhor nos aspectos psicológico, emocional, moral e social.
Esse desenvolvimento do aluno provocado pelo professor tem como resultado não apenas um envolvimento intraclasse, mas extrapola as paredes da sala de aula para serem amigos para a vida toda.
Quando chega a esse ponto, isso demonstra o senso de reconhecimento por parte do aluno do significado do professor para a vida dele.
O resultado para vida do professor é o aumento de amizades independente de onde ou quando ele plantou a semente que produziria o crescimento do aluno.